Como liberar espaço de armazenamento do Android
Como liberar espaço de armazenamento do Android. Sendo assim, a maioria dos brasileiros, usa celular por muitas horas e todos os dias. Então é importante ter armazenamento no mesmo. No entanto, isso significa que o armazenamento do Android, pode se esgotar rapidamente. Atualmente, a maioria dos dispositivos vem com pelo menos 128 GB, mas alguns ainda oferecem 64 GB ou até menos. Sendo assim, uma grande parte grande parte o Android ocupa. No entanto, você poderá receber o aviso de armazenamento baixo.
Aliás, em vários celulares, você pode inserir um cartão SD, na bandeja do SIM, e resolver este problema. Contudo, você vai mover arquivos grandes do armazenamento Android interno.
Mas e se o seu aparelho não for compatível? Mover tudo para outro dispositivo e executar uma redefinição de fábrica é outra coisa que você pode ter considerado, mas geralmente é mais drástico do que o necessário. Mas, felizmente, existem algumas etapas simples que você pode seguir para liberar uma quantidade significativa de armazenamento do Android. Mesmo que você ainda não tenha problemas de armazenamento, gerenciar seu armazenamento adequadamente pode ajudar a manter o desempenho funcionando bem.
1- Leve suas fotos e vídeos ao armazenamento na nuvem:
Fotos e vídeos ocupam muito de espaço e, quanto mais isso aumenta, menos provável é que você queira classificá-los.
Certamente, este é definitivamente um dos únicos itens aqui listados, que de verdade terá impacto a mais do que qualquer outro.
Ou seja, quase todos os celulares Android vem com o Google Fotos pré-instalado. Qualquer pessoa com uma conta do Google obtém 15 GB de armazenamento gratuito, embora seja compartilhado com o Gmail e o Google Drive.
Portanto, se você não fez a configuração anteriormente, ou não tem o app pré-instalado, veja o que precisa fazer:
- Abra a Google Play Store e procure por Google Fotos
- Ao lado do resultado relevante, toque em ‘Instalar’
- Quando a instalação estiver concluída, toque em ‘Abrir’
- Quando solicitado, toque em ‘Permitir’ para fornecer acesso às fotos e vídeos armazenados em seu dispositivo
- Na próxima tela, escolha ‘Ativar backup’
- Na próxima tela, escolha entre ‘Qualidade original’ e ‘Economia de armazenamento’. O último aceita armazenar mais, mas com uma qualidade menor.
- Pule as três páginas de destaques
- Toque no seu ícone no canto superior direito e você verá a mensagem ‘Backup ativado. Preparando-se para fazer backup’
Entretanto, você pode fazer backup em segundo plano para deixar o aplicativo. A partir de agora, todas as suas fotos e vídeos armazenados localmente serão carregados automaticamente aqui e disponíveis em todos os seus dispositivos, até o limite de 15 GB. Ou seja, o armazenamento gratuito ilimitado terminou em junho de 2021, então vai ter que pagar a assinatura do Google One.
Estão disponíveis opções alternativas, como o iCloud, que oferece 10 GB de armazenamento gratuito e a opção de planos vitalícios únicos. Portanto, existem algumas escolhas que devem ser consideradas, e também a melhor opção é o google fotos, de grátis, para todos os usuários. Se você excluir alguns arquivos, fará uma enorme diferença.
2. Mova os dados para o Google Drive, para armazenamento do Android.
Como você está usando um telefone que executa um sistema operacional de propriedade do Google, faz sentido usar também as outras ferramentas de armazenamento em nuvem do Google. Embora seus arquivos de documentos ocupem muito menos espaço (a menos que você tenha muitos deles ou muitos PDFs de várias páginas, por exemplo), todos eles podem ser movidos para o Google Drive. Isso criará um backup útil e tornará esses arquivos acessíveis a partir de qualquer dispositivo online.
Conforme mencionado acima, você obtém 15 GB gratuitamente, combinados com o Google Drive e o Gmail. Mas uma assinatura do Google One cobrirá todos os três.
Não tem como enviar arquivos automaticamente para o Google Drive em seu celular, mas é tranquilo adicioná-los manualmente:
- Abra o Google Drive
- Você vai até à página ‘Sugestões’. Caso contrário, toque na parte superior da tela
- No canto inferior direito, toque no ícone +
- Você será presenteado com seis opções. O mais relevante aqui é ‘Upload’
- Dê permissão ao aplicativo para acessar seus arquivos, se solicitado, e localize aquele que deseja carregar
- Toque em qualquer arquivo para carregá-lo ou pressione e segure para selecionar mais de um por vez
Os arquivos agora serão enviados para o Google Drive e estarão disponíveis em todos os seus dispositivos.
3. Exclua a mídia do WhatsApp, para ter mais espaço de armazenamento do Android.
É fácil parar o WhatsApp de salvar fotos e vídeos no seu telefone. No entanto, você sabia que ele também armazena qualquer mídia que você enviar dentro do próprio aplicativo WhatsApp?
Muitos deles são arquivos que você não deseja ou não precisa mais, mas existe uma maneira de gerenciá-los no aplicativo:
- Abra o WhatsApp
- Toque nos três pontos no canto superior direito e escolha ‘Configurações’
- Toque em ‘Armazenamento e dados’ e depois em ‘Gerenciar armazenamento’
- Você será presenteado com uma tela de resumo de todos os seus bate-papos e arquivos grandes. Toque em qualquer um e escolha quais arquivos deseja excluir ou há a opção ‘Selecionar tudo’
4. Para ter mais espaço de armazenamento no Android exclua seus downloads:
Todo mundo sempre se esquece dos downloads, que muitas vezes são deixados para trás em uma pasta esquecida muito tempo depois de terem sido úteis para você. Se você não tiver um aplicativo de navegador de arquivos em seu dispositivo, poderá fazer download de um gratuitamente no Google Play. Agora, procure a pasta Downloads e descarte tudo o que você não precisa.
No entanto, exclua os downloads do navegador da Web de sua escolha. Se for o Chrome:
- Abra o aplicativo Chrome
- Toque nos três pontos no canto superior direito e escolha ‘Downloads’
- Na próxima tela, pressione e segure os arquivos que deseja excluir e toque no ícone da lixeira no canto superior direito
Você não será solicitado a confirmar que está feliz com a exclusão deles, portanto, tome cuidado.
5. Exclua aplicativos e jogos indesejados, para armazenamento no Android:
Às vezes, as pessoas pensam que excluíram todo o lixo que instalaram por meio do Google Play e, na verdade, tudo o que fizeram foi verificar a tela inicial em busca de aplicativos não utilizados e excluir os que encontrarem lá. Pior ainda, às vezes eles excluíram apenas o ícone de atalho e o aplicativo ainda está à espreita na gaveta de aplicativos. Nem todos os telefones Android permitem desinstalar aplicativos da tela inicial.
Certamente para você achar Apps de jogos, que não utilizou, aproveite para ver o menu Aplicativos em Configurações. Você deseja evitar a exclusão de qualquer coisa importante apenas porque não parecer familiar para você, portanto, verifique apenas a guia baixado se o seu dispositivo oferecer essa opção.
Como alternativa, você pode acessar uma lista dos aplicativos e jogos que baixou por meio da Google Play Store:
- Abra a Google Play Store
- Toque no seu ícone no canto superior direito da tela e escolha ‘Gerenciar aplicativos e dispositivos’
- Toque na guia ‘Gerenciar’ na parte superior da tela e certifique-se de que ‘Instalado’ esteja selecionado
- Para desinstalar qualquer aplicativo, marque a caixa ao lado dele e, em seguida, o ícone de lixeira no canto superior direito
- Toque em ‘Desinstalar’ para confirmar
Fonte: https://www.samsung.com/